Conforme os moradores e a própria Defesa Civil de Santa Maria, os problemas de alagamentos na Rua Rio Pardo, no bairro Parque Dom Antônio Reis, teriam começado após a obra de asfaltamento da Rua Aron Fischmann, que dá acesso ao bairro.
:: Rua alaga e moradores têm de sair de casa em bairro de Santa Maria
_ Faz 20 anos que moramos aqui e nunca tinha acontecido nada. Depois que asfaltaram a entrada do bairro começaram os problemas. Falaram que iriam arrumar e a situação só piorou. Tínhamos água até o joelho. Perdemos roupeiro, cama, eletrodomésticos. Na última vez que alagou, gastamos R$ 7 mil para arrumar o carro _ diz Luiz Filipe Basso, 20 anos, um dos moradores atingidos pela chuva.O problema teria sido causado porque, durante a obra, a caixa que escoava a água foi fechada.
_ A caixa coletora foi fechada. Para resolver o problema, acredito que vão ter de abrir _ disse o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas, que acompanha a situação dos moradores desde a noite de domingo.
Como medida emergencial, a secretaria de Ação Comunitária e a Defesa Civil abriram tampões em acostamentos da Rua Aron Fischmann.
O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, e um engenheiro da prefeitura eram esperados no local para, ainda nesta manhã, definir o que será feito na área.
_ Tem uma tubulação da Corsan que atravessa a faixa, que está ali há muito tempo, e que está diminuindo a vazão da água. O tubo é da grossura de uma lata de lixo, e para segurar ele lá dentro, a Corsan colocou ferros de dois em dois metros. Com o tempo, juntou sujeira nos tubos e começou a aglomerar. Trancou garrafa, sacola, lixo, madeira, galho e entupiu a rede _ afirma o secretário Tubias Calil.
O responsável pela pasta de Infraestrutura, Obras e Serviços garante que o alagamento não tem relação com o asfaltamento da via _ concluído há cerca de dois anos.
_ Isso já acontece há cerca de 10 ou 20 anos. Não é de agora. Essa última chuva entupiu a rede. Não tem vazão. Sempre houve alagamento naquela região _ garante Tubias.
Para resolver a situação, a prefeitura pretende trabalhar em três frentes:
_ A primeira atitude é fazer uma limpeza da rede que faz a travessia. Além disso, temos de tirar o tubo da Corsan daquela rede. Já começamos a fazer uma limpeza e vamos abrir uma caixa para a captação de água. Não dá para desconsiderar que as pessoas não podem colocar o lixo na rua _ concluiu Tubias.
"